Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem

Ficha de unidade curricular - Ano letivo 2017/2018

Código: EDB20042
Sigla: PDA
Secção/Departamento: Ciências Sociais e Pedagogia
Semestre/Trimestre: 2º Semestre
Cursos:
Sigla Anos Curriculares ECTS
LEB 4
Nº de semanas letivas: 15
Carga horária:
Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas
Responsável: Ana Francisca da Silva Moura
Corpo docente: Ana Francisca da Silva Moura

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Objetivos de aprendizagem
- Compreender o processo de desenvolvimento / aprendizagem tendo em conta a sua dupla ancoragem nas raízes biológicas e culturais, processo ao longo do ciclo de vida
- Conceber os processos de codeterminação da mente e da cultura humana
- Discernir as teorias implícitas sobre o processo de desenvolvimento / aprendizagem
- Proceder a uma análise sócio histórica das conceções sobre a infância
- Conhecer os contributos da teoria e investigação psicanalítica para a compreensão do desenvolvimento da criança e do adolescente
- Refletir sobre as profissões do humano na sua dimensão da relação e dos afetos
- Compreender o ato educativo como um processo dinâmico onde o tranfer e o contratransfer estão sempre presentes - analisar os afetos e sentimentos envolvidos
- Entender a complexidade de implicações subjetivas, do peso da sua própria história e das forças de amor e ódio que atravessam a profissão e as instituições onde ela se exerce

Conteúdos programáticos

1.As conceções sobre a mente
Empirismo e behaviorismo.
A revolução cognitivista.
A psicologia cultural do desenvolvimento.

2.As conceções sobre a infância

3.Perspetiva socio-histórica
As bases biológicas do desenvolvimento.
. Os contínuos: biológico – cognitivo e adaptação – inteligência.
O desenvolvimento do pensamento
. O nascimento do pensamento: entre afeto e cognição
. Do corpo ao pensamento: a cognição incorporada
. O desenvolvimento do pensamento narrativo
. A narrativa ao longo da vida: Life-span, vinculação e coorte

4.O inconsciente e a estrutura da personalidade
. Os mecanismos de defesa

5. O nascimento psicológico da criança

6 . A sexualidade infantil e suas consequências
. Passos de construção do self

7.A adolescência
. Moratória e identidade

8.Contribuições da psicanálise para a educação
. As profissões do humano. Educar, profissão impossível?
. A relação pedagógica, dimensões relacionais e afetivas


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

A valorização da psicologia cultural que reabilitou o estatuto dos estados mentais e da intencionalidade, reconstruindo o conceito de ação.
O destaque dado ao pensamento narrativo, que reintroduz a temporalidade, a subjetividade e a sequencialidade na ação.
A cultura considerada como característica especificamente humana. Evidenciar que a inteligência reflete sempre as condições sociohistóricas da sua emergência.
Evidenciar os elementos dos contextos culturais e micro-culturais não têm a mera função de influenciar o processo cognitivo, mas fazem parte integrante desse mesmo processo
Trabalhar o processo de construção do sujeito como um processo de subjetivação que depende da coconstrução da intersubjetividade.
As intencionalidades deste programa visam dar uma ênfase particular às contribuições da teoria psicanalítica para um conhecimento aprofundado do processo de desenvolvimento da criança e do adolescente.

Metodologias de ensino

As metodologias articulam atividades de natureza teórica e teórico-prática promovendo a articulação com a experiência adquirida e os interesses dos estudantes.


Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

Os saberes e as competências adquiridos pelos estudantes nos seus diversos contextos de vida são considerados recursos fundamentais. Parte-se do pressuposto que os saberes a adquirir pelos estudantes serão construídos com base nos saberes já detidos previamente e em articulação com esses mesmos saberes.
Seguindo uma opção que se inscreve nas perspetivas de uma pedagogia hermenêutica, os temas e respetivos conteúdos são estudados a partir das conceções das estudantes sobre os objetos em estudo. Essas conceções, recolhidas através de questionários, são sujeitas a uma análise de conteúdo realizada pelas estudantes com o apoio dos docentes, que permita desocultar e explorar as conceções implícitas sobre esses mesmos objetos estudados.
A cultura é considerada mais como produto da história do que da natureza, e tornou-se no mundo a que os humanos se têm de adaptar e, simultaneamente, é ela que contém o estojo de ferramentas disponíveis para a construção dessa adaptação (Bruner, 1997). Desta forma, a psicologia cultural adota como princípio metodológico o argumento constitutivo (Bruner, 1997), segundo o qual os fatores culturais desempenham uma função constituinte da mente humana.

Metodologia e provas de avaliação

1. Avaliação contínua
Os estudantes que optarem pela avaliação contínua devem observar os seguintes requesitos:
- Assiduidade 2/3 de Presenças.
- Participação empenhada nas dinâmicas da sala de aula.
- Realização de um trabalho de grupo, sobre uma temática do programa, com a ponderação de 70%. Trabalho a ser apresentado à turma, esta apresentação tem o peso de 30%, sendo as aulas de de apresentação dos trabalhos de presença obrigatória. A componente escrita do trabalho tem com a ponderação de 40%, deve refletir investigação e problematização sobre o tema escolhido.
- Trabalho individual (30%) de sintese de dois dos temas apresentados pelos colegas.

2. Avaliação por exame

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